Salada Ajuda a Manter Uma Vida Saudável!

Por que comer salada é importante para a saúde? Longe das caretas e lendas sobre a ingestão de legumes e verduras, esse post busca reforçar a importância da salada para a saúde do corpo, apresentando informações valiosas e saborosas opções de saladas para você incluir no seu dia a dia! Confira aqui tudo o que você sempre quis saber sobre as saladas!

Comer salada ajuda a ter uma vida saudável.

Por que comer salada?

Sabe aquele ditado “somos o que comemos”? Ele é uma boa premissa para começar a entender a importância de comer salada. Para mantermos ou conquistarmos uma boa saúde, é preciso uma alimentação adequada, equilibrando os alimentos de acordo com a Pirâmide Alimentar. Isso inclui não somente a ingestão de coisas gostosas como carboidratos e açúcares, mas de frutas, legumes e verduras também, as quais, aliás, também são muitas gostosas.

Os alimentos reguladores – frutas, verduras e legumes – são a principal fonte de nutrientes para nosso organismo. Como se não bastasse, eles ainda oferecem múltiplos benefícios para o corpo e auxilia a emagrecer ou na manutenção do peso. Combinados, formam pratos deliciosos e práticos, que saciam muito mais do que os fast food com muito menos calorias.

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

Salada Antes do Prato Principal

O prato principal é de salada de preferência light.

A regra é clara: nas refeições principais – almoço e janta – coma, primeiramente, a salada. A recomendação dos nutricionistas tem suas razões:

  1. Para todos: se você não quer emagrecer e não está preocupado com o peso, a razão para comer salada antes da refeição principal é o fato de que ela facilita a digestão dos alimentos que serão consumidos posteriormente;
  2. Para emagrecer: aqui o objetivo é saciar previamente a pessoa com alimentos nutritivos de baixa caloria, para que, quando for comer o prato principal, coma menos alimentos calóricos;
  3. Para a manutenção do peso: Além da razão mencionada acima, comer salada antes do prato principal para quem quer manter o peso é uma estratégia para que a pessoa não se esqueça de comer legumes e verduras na refeição, afinal, dificilmente a salada é o prato preferido.

Além disso, há uma série de benefícios proporcionada pela ingestão do prato, como a facilidade de preparo, a rápida digestão, a sensação de saciedade, a ação antioxidante e a prevenção de doenças e do envelhecimento precoce. Consequentemente, comer salada promete uma vida longa e saudável para seus adeptos.

Cuidados na Preparação da Salada

A salada de supermercado não são muito indicadas, apenas compra as orgânicas.

As verduras e legumes, em si, são ótimas fontes da juventude e saúde. No entanto, é necessário, alguns cuidados na preparação da salada, para que o prato traga todos os benefícios possíveis para você. Lavar o alimento antes de consumi-lo é imprescindível, afinal o uso de agrotóxicos nas plantações é prejudicial à saúde. Uma dica é preferir verduras, frutas e legumes orgânicos ou da feira do que os de supermercado.

Outro alerta é evitar o consumo de legumes congelados e enlatados, pois estes não possuem os mesmo nutrientes do que os crus. Podem, inclusive, conter substancias que danificam o organismo e empobrecer sua alimentação.

Como Temperar a Salada?

São dois ingredientes indispensáveis para temperar saladas: azeite – no máximo duas colheres de sopa – e limão ou vinagre. O limão pode ser ainda um aliado de quem quer emagrecer, pois, segundo uma pesquisa do Journal Pharm Biomed Analysis de 2010, ele facilita o metabolismo de gorduras, diminuindo os níveis de colesterol e triglicérides. O vinagre, por sua vez, deve ser evitado por quem tem gastrite e úlcera.

Ingredientes como alho, orégano, manjericão e salsa também podem ser acrescidos no tempero da salada, sendo uma fonte alternativa de nutrientes. Evite molhos prontos para salada e sal.

Receita de salada

Para fugir da tradicional salada de alface com tomate, seguem uma receita deliciosa para provar que salada é um prato gostoso sim e pode, inclusive, ser o prato principal da refeição! Vale lembrar que a dica para preparar salada é quanto mais colorida, melhor!

Salada Caeser

Prato de salada caeser.

Ingredientes

  • ½ pé de alface americana
  • ½ pé de alface romana
  • ½ xícara de cá de queijo mussarela em cubos
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 4 filés de peito de frango
  • Croutons

Molho

  • ½ xícara de chá de azeite.
  • 1 dente de alho
  • 1 filé de aliche
  • 1 xícara de chá de iogurte natural
  • 2 colheres de sopa de maionese
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

Lave as folhas de alface e deixe-as de molho em água com vinagre por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, bata todos os ingredientes do molho no liquidificador e reserve o molho na geladeira. Grelhe os filés de frango no azeite em uma frigideira, espere esfriar um pouco e os desfie. Organize a alface cortada num recipiente, coloque os filés desfiados, a mussarela e os croutons. Sirva a salada regada ao molho.

Espero que você tenha entendido a importância da salada na vida de todos nós! Sim todos precisamos dos nutrientes, dos vegetais e dos legumes na vida e no dia a dia.

E claro sem falar na ajudinha mais do que importante na hora de perder peso! Auxiliando nos programas de emagrecimento e prolongando além da saúde, ajudam também o corpo a ficar em forma e de forma saudável!

Espero que tenha gostado pois estamos sempre preparando matérias importante para você! Então comente, curta e compartilhe com seus amigos e familiares, vamos ajudar as pessoas a buscar uma vida mais saudável. Junte-se a nós!!

Até mais, te espero no próximo post!!

Expert Em Dieta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *