Alimento Light Tudo Que Você Precisa Saber!

Se você se confunde quando o assunto é alimento light ou diet, eis aqui um post para acabar de vez com a confusão: descubra o que é o alimento light, a diferença entre light e o diet e outras dúvidas!

Segue a diferença entre alimento light x diet.

 Alimento Light X Diet

Light é o termo usado para indicar que o alimento teve algum de seus nutrientes reduzido em comparação com um alimento convencional. Essa redução deve ser de, no mínimo, 25% para o alimento ser considerado light. Outros fatores que influenciam a classificação do alimento em light são as calorias:

  • Para alimentos sólidos – até 40 kcal em 100gr
  • Para bebidas – 20 kcal em 100 gr

 

Vale ressaltar que a comparação entre o alimento convencional e light deve estar indicada no rótulo do produto.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

Segundo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a terminologia diet pode ser empregada em duas ocasiões:

  1. Em alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio);
  2. Em alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).

Ou seja, para dietas com ingestão controlada, determinado nutriente não pode ser adicionado à composição do alimento. Se o controle for de açúcar, o alimento deve ter o açúcar natural do alimento, por exemplo, geleia diet é adoçada com frutose, açúcar natural da fruta.

 

 Alimento Light Ajuda a Emagrecer?

Saiba como emagrecer com alimento light
O alimento light não é necessariamente indicado para pessoas portadoras de doenças como diabetes ou colesterol alto. Apesar da redução de componentes como gordura, carboidratos e gorduras, os alimentos lights tendem a ter um nível elevado de sódio, o que pode ser um risco para pacientes hipertensos. No entanto, caso sejam recomendados para estas pessoas é preciso averiguar se ingrediente “proibido” – açúcar, por exemplo – foi realmente reduzido pelo fabricante do produto. Veja esse artigo também!

Os alimentos light são normalmente consumidos por quem está em uma dieta para perder peso. Porém, estes alimentos só auxiliam na perda de peso se houver uma redução significativa em algum componente do produto.

No geral, o alimento light tem menos açúcar, gordura e calorias do que sua versão original. Entretanto, isso não significa que o seu consumo pode ser indiscriminado: a função do produto light é “economizar” calorias, por isso, sua ingestão requer moderação.

Além do mais, o fato de possuir menos gordura, por exemplo, não quer dizer que ele não engorde, pois é possível que contenha maior concentração de açúcar – principal substância a se tornar gordura no organismo. Melhor do que controlar a ingestão de gorduras e açúcares é controlar as calorias ingeridas para perder peso com eficácia.

Vale lembrar, também, que um alimento light ingerido em grande quantidade pode ser mais calórico do que sua versão convencional.

 

 Alimento Light – Dicas de Como Consumir

Para alcançar resultados positivos na dieta, faça algumas substituições entre alimentos convencionais e a versão light. Por exemple, troque o:

  • Pão francês por 2 fatias de pão integral ou 1 xícara de cereal sem açúcar;
  • Leite integral por leite desnatado;
  • Derivados de leite integral por iogurte 0% de gordura, requeijão light, queijo branco light e ricota;
  • Açúcar por adoçante.

 

As principais duvidas sobre alimento light

Porém, a principal dica é quanto à alimentação balanceada. A ingestão de alimentos in natura é mais saudável do que os light, até porque estes são industrializados. Frutas, açúcar orgânico e alimentos integrais é – sem dúvida – a melhor escolha se o assunto for qualidade de vida.

Se o post não foi suficiente para suas dúvidas, não hesite em procurar orientação profissional, para que indique um cardápio – o qual além de contemplar toda a pirâmide alimentar – contenha um equilíbrio entre produtos light, e traga benefícios e resultados para o seu corpo!

 

DESCUBRA UMA MANEIRA RÁPIDA E SAUDÁVEL DE EMAGRECER!

CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR COMO!

Espero que tenha gostado desse artigo. E que ao tenha tirado um pouco da dúvida que muitas vezes temos a respeito de determinados alimentos.

Agora Comente, Curta, Compartilhe com seus amigos e familiares, com certeza eles irão gostar de saber um pouco sobre alimentação light.

Até mais e te espero no próximo post!!

Expert Em Dieta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *