Alimentos Diet Descubra os Mitos e Verdades

Você sabe o que são alimentos diet? Se sabe vamos reforçar um pouco e deixar você ainda mais atualizada e se não sabe…  Então vamos tirar todas as suas dúvidas sobre os alimentos diet, hoje, agora e neste post, então fique conosco até o final!

Alimentos diet verdade ou mito.

Bom, os Alimentos diet, também conhecidos como dietéticos, são alimentos produzidos industrialmente e não apresentam determinados ingredientes em sua composição. Como o próprio nome sugere diet – do inglês, dieta – são alimentos para quem faz regime ou tem alguma restrição alimentar ou disfunção metabólico que a impede de consumir produtos com açúcar, sódio, carboidrato e lactose, por exemplo.

Quer saber mais sobre alimentos diet? Conheça os mitos e verdades a respeito desses alimentos e saiba se você precisa ou não deles!

 

  1. Alimentos diet emagrecem? Mito!

Os alimentos diet têm como prioridade a redução ou exclusão de determinados substâncias nos alimentos, porém, isso não os torna menos calóricos ou mais saudáveis do que a versão original. Por exemplo, o chocolate diet possui mais gordura dos que os chocolates convencionais, para manter o mesmo sabor e textura desses. Se for comer chocolate escolha os de versão meio amargo, quanto mais amargo, mais cacau e menos açúcar.

  1. Todas as pessoas podem fazer uso dos alimentos diet? Sim!

Os produtos diet foram desenvolvidos para um determinado público, como diabéticos (açúcar), celíacos (glúten) e hipertensos (sal), por exemplo. Isso, no entanto, não impede pessoas que não pertencem a esses grupos de fazer uso dos alimentos diet.  Até porque diminuir no açúcar e maneirar no sal, faz uma diferença brusca no estilo de vida, menos pernas e corpos inchados por causa do sal, e menos sonolência e aumento das chances de desenvolver a hiperglicemia, dentre outras coisas, mais… logo mais farei um post falando sobre o Diabetes e todas as causas e como fazer a prevenção… breve.

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

  1. Refrigerantes light são dietéticos? Sim!

Refrigerantes diet e light.

A mudança nas substancias adoçantes dos refrigerantes modificou os rótulos de diversos refrigerantes, substituindo-se o termo diet pelo light. Assim, como o açúcar continua excluído da fórmula, os refrigerantes com inscrição light ainda são considerados diet. Vale reforçar, contudo, que não é a presença ou ausência do açúcar que determina se um alimento é diet ou não.

 

  1. Alimentos Diet devem ter rótulo ou embalagem específica? Sim!

Não basta a inscrição diet na embalagem, é preciso especificar qual substância foi eliminada ou substituída na composição do alimento. Por exemplo, no caso de alimentos com zero açúcar, deve constar qual foi o adoçante utilizado para adoçar o produto.

Fique de olho isso é importante para você saber o que deve consumir mesmo sendo diet ou light.

Os alimentos diet podem ainda ser divididos em duas categorias, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA: alimentos com restrição de nutrientes (sódio, proteína, carboidrato) e alimentos com ingestão controlada (para controle de peso ou ingestão de açúcar).

A ANVISA regulamenta os alimentos diet pela Portaria SVS/ MS nº. 29/1998; as bebidas, por sua vez, são pela Instituição Normativa 29/99 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Chega de confusão: E vamos a Diferença Diet X Light

Sim, você já se confundiu com alimentos diet e light. Quer saber o que os diferencia?Alimentos die versos alimentos light

Como já foi dito, alimentos diet tem ingredientes retirados ou substituídos em sua composição, para serem adequados a determinados regimes e não são indicados para pessoas que querem emagrecer.

Os alimentos light, por sua vez, possuem seus componentes reduzidos: 25% menos açúcar, gorduras totais e/ou saturadas, colesterol ou sódio do que os alimentos convencionais. Os alimentos light também podem ser menos calóricos e mais saudáveis do que sua versão original, sendo, portanto, recomendado a quem quer emagrecer.

E agora? Espero que você tenha conseguido entender a diferença entre diet X light e ver qual deles vai se adequar a sua dieta, ou nova mudança de hábitos.

Não esqueça de que qualquer mudança na sua vida, mesmo que seja fazer uma dieta é sempre bom procurar um especialista.  Pois nós te trazemos o que tem de melhor em conteúdo e você vai procurar o que é melhor pra sua saúde. Combinados?

Agora que já estamos acertados, que tal você comentar sobre o que achou, curta se gostou e compartilhe se achou interessante, pois com certeza essa é uma matéria muito útil pra muita gente, assim nós te ajudamos e você ajuda as pessoas próximas de você, aquelas que você tanto gosta!

E não esqueça que te vejo no próximo post!

Expert Em Dieta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *