Anorexia | Saiba Mais Sobre Este Distúrbio Devastador

Provavelmente você já ouviu falar bastante sobre a anorexia, entretanto talvez ainda não saiba quais são as causas, sintomas e tratamentos para combater essa doença que devasta vidas!

Neste artigo você vai saber mais sobre a anorexia e como identificar este distúrbio em tempo para recorrer ao tratamento adequado.

Esse é um quadro tipico de anorexia

O que é a anorexia?

A anorexia é considerada um distúrbio alimentar que causa uma perda de peso radical, ou seja, o indivíduo que tem um quadro de anorexia emagrece muito mais do que é considerado saudável para sua idade e altura, colocando sua integridade física e a vida em risco.

Geralmente as pessoas que desenvolvem a anorexia possuem um enorme medo de ganhar peso, mesmo quando estão bem abaixo do peso ideal. Estas pessoas buscam várias alternativas para continuar perdendo peso, seja através de dietas radicais, excesso de exercício físico, uso abusivo de medicamentos para emagrecer, entre outros.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

Quais são as causas que levam ao desenvolvimento da anorexia?

A anorexia tem origem em um distúrbio de imagem, onde o indivíduo não consegue enxergar seu corpo da maneira que ele realmente é. Na maioria dos casos a pessoa que desenvolve esse distúrbio se vê sempre acima do peso, não importa o quanto já tenha emagrecido e mesmo que a balança informe que ela está abaixo do peso, ela não se convence que é verdade.

A medicina ainda não encontrou uma causa exata para o desenvolvimento da anorexia, entretanto acredita-se que vários fatores possam contribuir para este distúrbio, entre eles podemos citar:

  • ✅ Problemas biológicos.
  • ✅ Problemas psicológicos.
  • ✅ Fatores genéticos.
  • ✅ Problemas hormonais.

 

Vale a pena ressaltar que o padrão de beleza imposto pela sociedade e indústria de moda, onde o corpo quase esquelético das modelos, são considerados sinônimos de beleza e até mesmo cultuados pela mídia, também pode contribuir para o desenvolvimento da anorexia.

Atriz Angelina Jolie aparentando estar com anorexia.

A atriz Angelina Jolie aparentemente anoréxica.

Os sintomas mais comuns diante do quadro de anorexia são:

✅ Ter medo exagerado de ganhar peso, mesmo quando a pessoa está abaixo do peso considerado ideal e saudável.

✅ A pessoa que tem esse distúrbio se recusa a manter o peso ideal de acordo com sua idade e altura, geralmente as pessoas que desenvolvem anorexia ficam no mínimo 15% abaixo do seu peso ideal e saudável.

✅ Se recusa admitir que está abaixo do peso.

✅ Vive fazendo dietas e exagera nos exercícios físicos, mesmo abaixo do peso.

✅ Não menstruar por mais de 03 ciclos.

✅ Ter a imagem distorcida do corpo, achando que está acima do peso.

✅ Ir ao banheiro logo depois das refeições.

✅ Tomar remédios para emagrecer mesmo sem prescrição médica.

✅ Evita se alimentar na frente de outras pessoas.

✅ Exercitar-se por horas seguidas, mesmo quando a pessoa está doente, ou mesmo com clima ruim.

✅ Perda de resistência óssea.

✅ Pele manchada, amarelada, ressecada e cobertas por pelos finos.

✅ Sensibilidade extrema ao frio.

✅ Músculos fragilizados.

✅ Perda de massa muscular.

✅ Boca seca.

✅ Depressão.

✅ Crises de ansiedade.

 

Diagnosticando a anorexia

Quando o paciente aceita ir ao médico a anorexia pode ser diagnosticada durante a consulta, pois a perda de peso exagerado fica evidente. O médico deve realizar um exame clínico, observar sinais de desnutrição na pele e nas unhas. Exames laboratoriais também são solicitados.

Tratamento para anorexia

O tratamento para a anorexia geralmente é realizado por uma junta médica, clínico geral, gastroenterologista, endocrinologista, psicólogo, psiquiatra e nutricionista.

Geralmente as pessoas que desenvolvem esse tipo de distúrbio se recusam a fazer o tratamento, pois não se acham doentes. Convence-los a se tratar adequadamente é um grande desafio. A anorexia leva a morte se não for diagnosticada e tratada. A atuação e auxilio da família junto ao indivíduo com anorexia é de extrema importância.

Infelizmente a maioria das pessoas com anorexia buscam ou aceitam se tratar quando apresentam um quadro grave do distúrbio.

Ao contrário do que se vê por aí um mundo cada vez mais obeso, os extremos se parecem muito e a busca por soluções só são feitas quando alguma coisa grave ou algum tipo doença aparece, não dando opção pra pessoa começar uma mudança radical na vida. E a ajuda da família e de amigos e fundamental nessa fase inicial de tratamento.

E se você tem algum parente, amigo ou mesmo conhecido que precisam saber dessas coisas pois estão passando por algo semelhante. Ficaríamos imensamente grato se você compartilhasse com ela essas dicas pois estamos aqui pra tentar ajudar as pessoas da melhor maneira possível, e as curtidas os compartilhamentos com certeza são de imensa ajuda para todos aqueles que precisam de nós. Faça agora a sua parte!

Espero que você tenha gostado do post! Pois o blog está recheado de conteúdo que provavelmente interesse a você!

Te espero nos próximos!!

Expert Em Dieta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *