Batata Doce Mais um Aliado na Perda de Peso!

Descubra como a batata doce pode te ajudar a emagrecer, preparamos  algumas receitinhas deliciosas e claro de poucas calorias!  Sim a batata doce tem muitas funções, e nós vamos mostrar para você, como tirar o melhor proveito desse tubérculo cheio de energia!

Um tubérculo doce que combina tanto  com pratos doces quanto com os  salgados: A batata doce é a queridinha de quem pratica musculação, e pode ser a favorita de quem quer emagrecer!

De acordo com a nutricionista Lara Natacci, a batata doce tem mais cálcio, fibras e potássio do que a batata inglesa, o que resulta em benefícios como regulação do intestino, controle da diabetes e colesterol.

 A Batata - doce é ótimo aliado nas dietas para emagrecer.

Os benefícios da batata doce

 

Por ser composta principalmente por amido, a batata doce pode substituir o arroz e o macarrão, por exemplo, numa refeição. Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, do site (Tua Saúde), os benefícios mais famosos do tubérculo são:

  • Auxilia no controle da diabetes, devido ao baixo índice glicêmico;
  • Promove o emagrecimento, por prolongar a sensação de saciedade;
  • Fortalece o sistema imunológico, por causa da grande quantidade de vitamina A;
  • Estimula o intestino, pois o vegetal é rico em fibras alimentares insolúveis.

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

Por que a Batata Doce Emagrece?

O fator que promove o emagrecimento é o amido resistente da batata doce, o qual, segundo a nutricionista Lara Natacci, funciona como uma fibra insolúvel, dificultando a ação das enzimas digestivas e atraindo moléculas de gordura e açúcar, o que consequentemente resulta na absorção mais lenta desses elementos pelo corpo.

Além disso, o tubérculo é rico em fibras, as quais aumentam a sensação de saciedade e fazem com que coma-se menos durante o dia. E isso pode ser comprovado com um estudo da College of Agriculture and Life Sciences, dos Estados Unidos, o qual comprovou que a relação entre batata doce e emagrecimento deve-se ao baixo índice glicêmico do vegetal.

Sem falar que a batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico (IG), o que contribui para a absorção lenta e para a liberação gradual de glicose na corrente sanguínea. Sendo assim, a batata doce oferece energia de maneira equilibrada para o corpo, atuando ainda no tratamento de diabetes tipo 2.

Dieta da batata-doce

Não! Este tópico não se refere a outro tipo de dieta milagrosa com um vegetal: na verdade, a intenção é sugerir formas de inserir a batata doce no cardápio, seja no almoço, no café da tarde, ou mesmo no café da manhã! Vale ressaltar que, apesar de todos os seus benefícios, o tubérculo é calórico, cerca de 116 calorias em 100 gramas, e, em excesso, engorda sim! A recomendação da nutricionista Catarina Stocco é a ingestão de 50 gramas do tubérculo.

 

Confira Diferentes receitas para fazer com Batata Doce: 

  • Purê de batata doce (Créditos: Emagrece Urgente)

Purê light de batata doce

Ingredientes

  • 150 gramas de batata-doce
  • 10 gramas de requeijão light
  • 2 colheres de sopa de leite (desnatado, de preferência)

Modo de Preparo:  Cozinhe a batata-doce com casca no vapor, para conservar seus nutrientes, até que ela  fique macia. Depois de esfriar, descasque e amasse a batata, acrescente o requeijão e misture. Por fim, adicione o leite, misture novamente e sirva.

 

  • Crouton de batata doce (Créditos: Liga da Saúde)

Receita com batata - doce.

Ingredientes

  • 1 batata doce média, picada em cubinhos
  • 1 colher de sobremesa de azeite
  • Sal e alecrim a gosto

Modo de Preparo:   Coloque a batata doce picada em uma forma antiaderente, e despeje o azeite, o sal e o alecrim por cima, mexendo para que envolvam todos os cubinhos. Leve para assar em forno alto, e de vez em quando, mexa até observar que está ficando mais crocante  por fora da batata doce. Deixe esfriar, e sirva acompanhado de salada ou patê.

 

  • Bolo de batata doce (Créditos: Carol Buffara)
Receita de bolo de batata doce.

Imagem meramente ilustrativa

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de batata doce cozida e amassada
  • 5 colheres de sopa de farinha de castanha do Pará
  • 4 colheres de sopa de açúcar de coco (pode ser açúcar orgânico ou mascavo, também)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:   Em um recipiente, bata os ovos, até forma um pouco de espuma. Em seguida, acrescente a batata doce amassada, e misture – tente não deixar a batata doce em pedaço. Coloque, gradualmente, a farinha de castanha do Pará e o açúcar, sempre mexendo. Por fim, adicione o fermento. Transfira a massa para uma forma untada com óleo de coco e leve ao forno médio, pré aquecido, por 25 minutos, ou até dourar.

 

IMPORTANTE: Todo alimento consumido em excesso pode trazer resultados desastrosos para sua dieta. Então consuma com moderação!

 

E então deu para perceber que a batata doce é um verdadeiro aliado na corrida para perder peso.

Mas sabe que como tudo é bom… sim nada de exageros, consuma com cautela e você verá o resultado que você tanto deseja!!

Aproveite e dê uma olhada nessas dicas para você unir a dieta com exercícios que realmente funcionam e que vão turbinar seu corpo. 

Aprenda Como Emagrecer de Forma Saudável e Rápida!

CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR COMO!

Se você gostou do post e achou interessante, nossas dicas?! Então comente, curta e claro compartilhe com seus amigos e familiares. Nós agradecemos e eles também!!

Te aguardo no próximo post!!

Expert Em Dieta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *