Chá a Bebida Milenar Cheia de Benefícios

Como é que o Chá, uma bebida inventada há cerda de 5.000 anos consegue, ainda hoje, ser a segunda mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água? Preparado por meio da infusão de flores, folhas e raízes de plantas com água quente, o chá é uma bebida saudável, que pode ter propriedades medicinais, auxiliando no combate e tratamentos de doenças.

é o caractere chinês para “chá”, o qual tem duas formas diferentes de se pronunciar e origina dois grupos para nomear a bebida nos idiomas não chineses. “TE” é uma das formas, derivada da palavra malaia e usada pelo Dialeto Min; essa versão é utilizada no inglês (tea), no francês e no italiano, por exemplo. A outra forma pronuncia-se “cha” e significa “colher”, usada em cantonês e mandarim, e adaptada para japonês, português e russo.

chá tem muitos benefícios!A História do Chá

Conta a lenda que a bebida (chá) surgiu a partir de um acaso: foi durante uma pausa na viagem do imperador chinês Shen Nung que algumas folhas caíram na água que estava a ferver, produzindo um líquido de cor acastanhado e aguçando a curiosidade do imperador. O imperador provou e aprovou o líquido, o qual se tornaria, mais tarde, a bebida oficial da China, o chá.

Foi no século XVI que a bebida (chá) chegou a Europa, por Portugal, graças ao sucesso de suas navegações na época. Inclusive foi uma portuguesa, a princesa Catarina de Bragança ao se casar com o Rei Carlos II que introduziu o chá nos hábitos britânicos, em 1652.

Apesar de caber à China o título de inventora do chá, a Índia e o Sri Lanka se tornaram os maiores exportadores da bebida depois de 1834. Isso porque esses países começaram a produzir as ervas com a mesma qualidade da China, porém, vendiam-na mais barato, facilitando a difusão e a adesão ao chá para demais partes do mundo.

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

Que chá tomar?

Toda essa história te deixou curiosa para saber quais são os chás mais populares e seus benefícios? Confira aqui essa lista e prove todos!

O chá de camomila trás muitos benefícios a saúde!

  • Camomila – Um dos chás mais populares devido à sua propriedade relaxante, a Camomila também é recomendada para aliviar dores de cabeça e a TPM, segundo uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Além disso, o chá também é um segredo de beleza de celebridades como Juliana Paes, as quais se valem de compressas do chá frio de camomila para disfarçar as olheiras.

 

  • Chá Preto – Extraído da mesma erva do chá verde, a Camellia Sinesis, a bebida é famosa no mundo ocidental por ser um anti-inflamatório, com característica adstringente e por auxiliar no trânsito intestinal.

 O Chá verde é poderoso no auxilio ao emagrecimento.

  • Chá Verde – Conhecido pelas suas propriedades terapêuticas, antioxidante e anti-inflamatória, o chá verde ainda protege contra o Alzheimer, de acordo com uma pesquisa do Reino Unido. Além disso, o chá verde tem potencial diurético, auxiliando no processo de emagrecimento.

 

  • Chá Mate – Tradicional no Sul do Brasil, por causa do Chimarrão, a erva mate possui capacidades antioxidantes e combate o mal colesterol (LDL) em até 12%, segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

 chá mate excelente antioxidante!

 

  • Boldo – Feito a partir de uma planta comum no Chile, o  boldo tem propriedades digestivas, conhecido por amenizar dores estomacais como cólica, gases e azia. Recomenda a ingestão de uma xícara desta bebida pela noite, com moderação, pois, em excesso, ela é responsável por irritações nas mucosas do estômago.

 

  • Chá Hibiscus – É feito de uma planta cuja suas flores são usadas para fins medicinais com diversas tonalidades desde a branca até púrpura, e a que ganha destaque a Hibiscus sabdariffa, também conhecida como chá da Europa, por ser muita rica em vitamina C, fibras e substancias antioxidantes, como os compostos fenólicos, as antocianinas e os prolifenóis, que assim proporciona ao chá hibiscus, muitos benefícios a saúde, sem falar que tem um delicioso aroma. E auxilia muito nas dietas para emagrecer.

O chá de hibiscus muito utilizados nas dietas de emagrecimento.

  • Chá Cavalinha – Planta medicinal que tem em sua composição, cálcio e potássio, a erva trás, inúmeros benefícios a saúde, o chá Auxilia nas dieta de emagrecimento, e é usado também no tratamentos medicinais. Dentre os benefícios do chá da cavalinha é que além de ajudar a emagrecer, ele ajuda na retenção de líquidos e inchaços, função diurética, desintoxicante, anti- inflamatória, combate a pressão alta, perda de gordura e muitos outros benefícios.

 

  • Chá Carqueja – Uma planta bem comum na América Latina, com muitos benefícios,  atua ajudando na circulação sanguínea, ajuda na digestão, facilita o processo de emagrecimento, controlando o apetite, combate a prisão de ventre, controle de nível glicêmico ideal para quem tem diabetes, anemia, inflamações da via urinária, baço, bexiga e rins.

 A importância do chá na nossa vida!

  •   Chá de Melissa – conhecido também como: Capim – limão, capim-cidreira, capim –santo, capim – cidró, além de todos esses nomes para a mesma erva, seu chá tem inúmeros benefícios, como: reduz o inchaço, traz benefícios ao sistema nervoso, melhora o sono, pois é uma calmante natural, tem ação anti-inflamatória, antialérgico, analgésico, anti-séptica, cicatrizante, adstringente, agem contra a celulite, limpa e cicatriza a pele, como acne, e oleosidade, acaba com a ansiedade, previne dor de cabeça, depressão, crise nervosa, epilepsia, dores nos olhos, enxaqueca, fadiga, melancolia, insônia e problemas menstruais entre vários outros.

 

E para encerrar esse post senão vai ficar muito extenso, vale lembra que existe centenas de outras ervas que podem ser usadas tanto para os chás, como para tratamentos medicinais, e olha que a lista é extensa. Mas fizemos um breve resumo dos mais utilizados no nosso dia a dia!

Durante os próximos dias irei falar de cada uma das ervas, para que serve, os benefícios, como são usadas, qual a melhor forma de aproveitar as propriedades medicinais de cada uma e a vida delas. Aguarde que mais adiante teremos muitas novidades.

Espero que você tenha tirado proveito dessa leitura, e que possa usá-la da melhor forma possível. Estamos aqui para te passar as melhores informações.

Se gostou e achou interessante, então curta, comente, interaja e compartilhe com seus amigos e familiares certamente irão tirar grande proveito.

Até mais e te espero nos próximos post!!

Expert Em Dieta

Comentários

2 Comentários

  1. Joice Padilha

    Amei as dicas dos chás!digo:benefícios..

    • Expert Em Dieta

      Olá Joice!
      Que bom que gostou do artigo e das dicas.
      Pois essa é a nossa finalidade passar dicas… e assim poder ajudar de alguma forma as pessoas para que tenham uma vida mais saudável!
      Muito obrigado pelo seu comentário pois ele é muito importante para nós!
      Sucesso e saúde!
      Equipe do Expert em Dieta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *