Dieta Cetogênica: Milagrosa ou Perigosa?

Seguindo a linha das dietas com restrições de carboidratos, a Dieta Cetogênica apresenta-se como uma solução no tratamento de epilepsia em crianças e adolescentes, de obesidade mórbida, doenças neurológicas e cardiovasculares, além de doenças como o câncer, a acne, diabete tipo 2 e síndrome do ovário policístico.

Tamanha a eficiência da Dieta Cetogênica que não demorou muito para que a dieta fosse recomendada nos sites e blog de saúde e dieta. Mas, afinal, o que se sabe sobre a real eficiência e riscos da Dieta Cetogênica para o organismo?

Agora você vai Conhecer os riscos da dieta cetogênica e a sua eficácia duvidosa!

 Será que a dieta cetogênica funciona mesmo?

Como funciona a Dieta Cetogênica?

Em linhas gerais, a Dieta Cetogênica incentiva o consumo de gorduras em detrimento do carboidrato, pois, assim, acredita-se que há uma inversão da fonte de energia utilizada pelo corpo. Segundo um artigo do Jornal Sociedade Internacional de Medicina do Esporte, de 2004, os ácidos graxos podem ser uma fonte de energia potencial e quando dividida, permitem a queima de gordura corporal. Ou seja, a Dieta Cetogênica prega a substituição do açúcar pela gordura para que, em vez do processo tradicional de glicólise, ocorra a cetose, processo no qual a “matéria-prima” são as gorduras. Conheça outra dieta que está na moda!

Corpo em forma dieta cetogência

Estudos demonstram que pessoas que se submeteram à Dieta Cetogênica,  apresentaram redução significativa no peso corporal, triacilgliceróis e pressão sanguínea arterial, do que aquelas que se submeteram a dietas com restrição calórica. Ainda assim, a eficiência da Dieta Cetogênica é questionável porque, quanto às formas de obtenção de energia pelo corpo, sabe-se que os açúcares derivados dos carboidratos são os principais, e músculos e gorduras, respectivamente, são fontes secundárias. Assim, a perda de peso pode não ser decorrente da eliminação de gordura, e sim de músculos e água.

 

Dieta Cetogênica X Dietas com restrição de carboidrato

Enquanto as dietas com restrição de carboidrato difundem a baixa ingestão do macronutriente e limitam as fontes de obtenção do carboidrato, a Dieta Cetogênica elimina-o da alimentação básica, considerando, inclusive, alimentos como grãos e frutas proibidos na dieta. Isso porque a chamada FLV – Frutas, Legumes e Verduras – é rica em carboidrato, e não dispõe de nutrientes exclusivos, os quais poderão ser adquiridos em outros alimentos sem o macronutriente.

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

Os contra da Dieta Cetogênica

O principal argumento contrário a Dieta Cetogênica é sobre o consumo limitado – o quase nulo – de carboidrato. Além de ser a base de a pirâmide alimentar, é desse macronutriente que provem o açúcar, fonte de energia para as funções metabólicas do organismo. A drástica redução do carboidrato pode causar fraqueza, desidratação, tontura, dor de cabeça e constipação – pois alimentos que possuem carboidrato são, geralmente, ricos em fibras.

A dieta cetogenica com restrição de carboidratos

Outro argumento é quanto à ingestão de carnes e gorduras. Associa-se a esta conduta alimentar problemas cardíacos e de colesterol. Efeitos adversos como osteoporose, desenvolvimento de acidose metabólica, além de problemas renais, também estão aliados à Dieta Cetogênica, no entanto, não há estudos científicos que comprovem as alterações até o momento.

Apesar de parecer benéfica e eficaz em determinados casos, a Dieta Cetogênica divide opiniões, principalmente, sobre sua segurança. Juntamente com essas incertezas está o fato de não ter estudos específicos sobre os benefícios e malefícios da dieta. Veja essas dicas de como perder peso!

Por isso, antes de inicia-la, é indispensável consultar um especialista, para assim saber se a Dieta Cetogênica é adequada ao se perfil e como pode ser feita sem prejudicar a sua saúde.

 

Vale ressaltar, também, a importância de orientação e acompanhamento profissional durante toda e qualquer dieta, afinal, apesar de conhecer as deficiências do corpo, somente um especialista é capaz de dizer se a dieta da moda é ou não apropriada para você. Antes de querer ficar magra, procure ficar bem!

E esse é apenas um dos posts que temos aqui para te ajudar a Emagrecer com saúde! Assim você fica linda por dentro e por fora, e claro muito saudável!

Espero ter tirado um pouco da sua dúvida, sobre essa dieta que pelo jeito ainda vai continua polêmica por um bom tempo.

Que tal agora você comentar, curtir e compartilhar essa informação com seus amigos e familiares?!

Te espero no próximo post!!

Expert Em Dieta

Comentários

4 Comentários

  1. FABIANA

    Estou chegando aos 30 dias com a dieta… Sem comer nada que não poderia \°/
    Estou me sentindo leve, mais bonita e feliz. Perdi 6 quilos e hoje comecei a fazer jump em casa para perder mais 4 quilos, chegando assim no meu peso ideal.

    • Expert Em Dieta

      Nossa Fabiana, que legal, parabéns isso é muito motivador.
      Estar de bem consigo mesmo e o que realmente importa!
      Ficamos muito felizes de saber que de algum modo nosso ajudou
      você a chegar onde tanto queria… peso ideal!
      Continue assim! Sucesso hoje e sempre!
      Grande abraço!
      Equipe EXD!

      • Daniela

        Estou no meu 4 dia da dieta cetogenica é perdi 3 kilos .
        No 2 dia me deu tontura um mal estar .Mas passou ontem me deu dor de cabeça e hoje já está muito tranquilo nem estou sentindo fome , vou muito no banheiro tomo 4 litros de água entre chá .
        Pretendo fazer 15 dias mas já estou amando o resultado.

        • Expert Em Dieta

          Olá Daniela, tudo bem com você?!
          Que bom que está gostando e mais ainda se adaptando, pois essas dietas mais radicais como a cetogênica tem
          algumas contra indicações que se deve levar em consideração na hora de tomar a decisão de fazer.
          Nós sempre recomendamos que leia bem os prós e contras e deixamos claro o nosso ponte de vista aqui.
          Pois a saúde e a coisa mais importante da vida e você precisar ter muito cuido com ela.
          Então escolha a dieta veja se vale a pena. Se começar a dar muito desconforto pare imediatamente.
          Mas gostaríamos que você voltasse aqui e contasse pra essa turma como foi seus resultados.
          Desejamos Sucesso no seu emagrecimento!
          Abraços,
          Equipe EXED.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *