Dieta da Proteína – Será que Funciona Mesmo?

Mais proteína, menos carboidrato, essa é base da dieta da proteína ou Dieta Atkins, criada pelo cardiologista norte-americano Dr. Robert Atkins, na década de 1960. A dieta foi inspirada na alimentação dos esquimós – constituída por proteínas e gorduras, basicamente – povo o qual tinha alta expectativa de vida e baixo índice de doenças coronárias; além disso, Dr. Atkins constatou que o açúcar seria o principal responsável pela obesidade e doenças coronárias. Com base nesses estudos, Robert Atkins desenvolveu a dieta da proteína, buscando maximizar a perda de gordura e controlar a compulsão alimentar.

Prato da dieta da proteína.

O que é a Dieta da Proteína?

Ao sugerir o aumento do consumo de proteínas pelo indivíduo, a dieta visa prolongar a sensação de saciedade, pois como a proteína é um nutriente de digestão lenta, o organismo passar a usar a gordura do corpo como fonte de energia. Além disso, a dieta da proteína favorece a construção de massa muscular e, como se trata de um nutriente termogênico, acelera o metabolismo, facilitando ainda mais a perda de peso!

O baixo consumo de carboidrato, por sua vez, tem como objetivo diminuir o nível de insulina no sangue, e consequentemente evitar o acúmulo de gordura – principalmente na cintura e nos quadris.

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

A Dieta da Proteína funciona?

Magra com a dieta da proteína.

A resposta é sim – emagrece e emagrece rápido! Isso porque a dieta induz o corpo a cetose, processo no qual substitui-se o carboidrato – principal fonte de energia do corpo – pela gordura. Além disso, a proteína acelera o metabolismo e induz ao corpo a não sentir fome, o que contribui para a queima de gordura e o consequente emagrecimento.

No entanto, por restringir um grupo – os carboidratos, a base da pirâmide alimentar – o emagrecimento não acontece de forma saudável, e carência de nutrientes necessários pode ser prejudicial para a saúde.

 Veja esse programa de emagrecimento te ajuda a secar em pouco tempo!

Prós e Contras da Dieta da Proteína

  • Ação termogênica, a qual favorece a queima de gorduras;
  • Prolonga a sensação de saciedade devido à digestão lenta das proteínas;
  • Promove emagrecimento em pouco tempo.
  • Pode provocar danos aos rins – contraindicada para portadores de doenças renais;
  • Pode causar mau hálito, tontura, náuseas, constipação intestinal e fraqueza;
  • Pode contribuir para elevar os índices de mau colesterol (LDL) por causa da alta ingestão de gordura saturada e colesterol.

 

O Que Comer na Dieta da Proteína?

 Os diversos pratos da dieta da proteína.

               A dieta libera o consumo de proteínas e gorduras, porém, isso não significa que se podem comer tais alimentos indiscriminadamente. Para que os resultados sejam efetivos e os danos à saúde, minimizados, deve-se preferir alimentos ricos em proteínas magras, como:

  • Peixes, como atum e salmão;
  • Queijo cottage e laticínios com baixo teor de gordura;
  • Carne vermelha magra;
  • Clara de ovo. 

Verduras, legumes e castanhas também devem compor o cardápio dos adeptos à dieta, afinal são alimentos com baixo e médio índice glicêmico, oferecem nutrientes essenciais para regular as funções do organismo, além de complementar a dieta. As frutas ideais para adicionar à Dieta da Proteína são:

Do outro lado, os alimentos a serem evitados durante a Dieta da Proteína são:

  • Refrigerantes;
  • Arroz;
  • Tubérculos, como batata e mandioca;
  • Massas em geral;

 

A dieta é eficiente, emagrece em pouco tempo, mas pode trazer sérios problemas ao organismo, como insuficiência renal, por exemplo. Será que emagrecer vale esse risco? Antes de aderir à dieta, procure orientação nutricional especializada para que o cardápio com a dieta seja feito a fim de minimizar os efeitos colaterais do regime. E não se esqueça de tomar muita água durante a dieta, além de praticar exercícios físicos regulares por, pelo menos, 30 minutos por dia.

Espero que tenha gostado do post e das dicas bem bacanas que passamos aqui, pois a nossa intenção é te passar o melhor material possível pra que você possa desfrutar de uma vida plena e muito saudável!  E assim escolher o que é melhor para você!! Nos damos as dicas e você escolhe o que é melhor.

Então vamos passar a diante essa informação?? Que tal comentar, curtir, compartilhar e ajudar mais pessoas a encontrar essas dicas que você também encontrou? Tenho certeza que seus amigos e familiares vão gostar muito!

Até mais, te aguardo nos próximos.

Expert Em Dieta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *