Dieta na Gestação | Saiba Como se Alimentar Corretamente

A gestação é um dos momentos mais bonitos que a mulher pode vivenciar. E também uma das grandes preocupações das futuras mamães é justamente com a dieta na gestação, e como deve ser sua alimentação.

Como durante a gravidez surgem muitas incertezas e a preocupação com o que pode ou não fazer bem para o bebê, preparamos com carinho este artigo onde você vai saber como cuidar da dieta na gestação e  assim se alimentar corretamente.

 

Saiba qual é a dieta na gestação.

 Dieta na Gestação Para Você ter Uma Alimentação mais Saudável!

 

A alimentação da futura mamãe interfere diretamente no desenvolvimento do bebê, por isso cuidar da dieta na gestação é muito importante, até mesmo para que você tenha uma gravidez saudável e sem sobressaltos.

  • Geralmente as gestantes se afligem com medo de ganhar muito peso durante os nove meses de gravidez. O ganho exagerado de peso pode trazer riscos a gestante e ao bebê, como por exemplo, o aumento de pressão que causa a eclampsia.

Porém se for incluída na dieta da gestante uma alimentação saudável e balanceada o ganho de peso pode ser controlado e os riscos de complicações diminuem consideravelmente.

É preciso ressaltar que a dieta na gestação deve ser indicada por uma profissional qualificado, pois a alimentação deve ser de acordo com o estado nutricional da gestante. Por isso cada caso deve ser olhado com carinho para definição de quantidades e de quais alimentos a futura mamãe precisa ingerir.

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

Veja os Riscos na Gestação

Quando a gestante não tem uma alimentação correta, ela desenvolve o quadro de má nutrição. Este quadro pode ocasionar um déficit no desenvolvimento do bebê entre outros problemas, entre eles vamos destacar:

✅ Parto prematuro.

✅ Complicações no parto.

✅ Hipertensão gestacional.

✅ Diabetes gestacional.

✅ Deficiência e/ou problema no tubo neural do bebê

✅ Baixo índice de Apgar – Nota que o recém-nascido recebe de acordo com seus sinais vitais.

 

Para ter uma dieta na gestação de acordo com suas necessidades o mais correto é contar com o auxílio de um bom nutricionista, porém vejam algumas dicas que certamente vão auxiliar na sua dieta:

A dieta na gestação deve ser fonte de alguns nutrientes imprescindíveis para a saúde da mamãe e do bebê, por isso é preciso escolher de maneira correta os alimentos, visando suprir tais necessidades.

 

Saibam quais nutrientes precisão fazer parte da dieta na gestação:

A alimentação da gestante deve ser fracionada em até 6 porções diárias para evitar os picos de hipoglicemia, controlar os enjoos, combater a azia e facilitar a digestão.

  • ✅ Cálcio.
  • ✅ Proteínas.
  • ✅ Ácido fólico.
  • ✅ Vitamina C.
  • ✅ Fósforo.
  • ✅ Vitamina D.
  • ✅ Magnésio.
  • ✅ Vitaminas do complexo B.
  • ✅ Ômega 3.

 

Dieta na Gravidez Saiba Quais Frutas e Legumes Deve Incluir

No período da gravidez inclua em seu cardápio mais frutas, leguminosas, folhosas verde escuro, vegetais, leite e seus derivados, carnes magras.

✅ Consuma regularmente probióticos, como por exemplo, iogurte, queijos, ricotas e leite fermentado.

✅ Consuma sempre alimentos fontes antioxidantes, como por exemplo, vegetais e frutos vermelhos, amarelos e alaranjados, frutas cítricas, oleaginosas e castanhas.

✅ Aumente o consumo de alimentos fonte de cálcio, entre eles, leite e seus derivados, derivados da soja, e vegetais folhosos verde escuro.

✅ Consuma peixes pelo menos 2 vezes na semana. Bons exemplos são o Salmão e Sardinha são fontes de ômega 3 e vitamina D.

✅ Faça suas refeições com calma, mastigue bem os alimentos afim de facilitar sua digestão.

 

O Que Deve Evitar no Período de Gestação

✅ Evite o consumo de frituras.

✅ Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.

✅ Evite o tabagismo.

✅ Evite o excesso de cafeína, doces e guloseimas.

✅ Consuma peixes pelo menos 2 vezes na semana. Bons exemplos são o Salmão e Sardinha são fontes de ômega 3 e vitamina D.

✅ Evite alimentos dietéticos e adoçantes, neles existem substancias químicas que podem ser prejudiciais ao bebê.

✅ Evite alimentos embutidos e industrializados.

✅ Evite o excesso de sal. O consumo exagerado de sal promove o aumento da pressão arterial e provoca retenção de líquidos no corpo, causando inchaço.

✅ Evite o consumo de refrigerantes, opte por sucos naturais.

 

 

Dicas Para Você Fazer Além da Dieta na Gestação

Os exercicios físicos são muito importantes na gestação!

Elas são muito importantes também e eu farei um artigo mais adiante falando a respeito. Exercite-se, movimente-se, mesmo que devagar mas vá criando o hábito, seu corpo e seu bebê irão agradecer!

✅ Faça alguma atividade física, claro que seu médico vai indicar qual é o ideal pra você. A dica é que se você puder fazer uma caminhada é sempre um bom começo pra quem é sedentária, e se você mora na praia uma caminhada na areia irá te revigorar e te deixar bem o resto do dia! Pois o contato com a natureza é uma das melhores e mais relaxadas maneira de passar esse período de transformação do seu corpo e da sua vida!

✅ Busque também praticar hidroginástica. O contato com a água vai ser ótimo para suas articulações. Além de ser muito relaxante é também revigorante!

✅ Com estes cuidados, sua dieta na gestação vai promover bem estar, saúde e qualidade de vida para a mamãe e o bebê.

Espero que você tenha gostado do artigo! Pois seria ótimo se você pudesse compartilhar com seus amigos e familiares, ou mesmo alguém que você sabe que precisa dessas dicas. Assim juntos poderemos ajudar muitas outras pessoas. Ok?!

Te espero nos próximos posts! Até lá!

 

Expert Em Dieta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *