Dieta Paleo e o Segredo Para Emagrecer!

Já se perguntou por que, apesar da precariedade, os seres humanos da era paleolítica eram tão fortes e ativos? A resposta para esta dúvida é a alimentação! E essa é a base da Dieta Paleo – comer como nossos ancestrais!

A dieta paleo ajuda a deixar o corpo esculpido

A Dieta Paleo ainda não é tão popular no Brasil, mas tende a ser, pois segue a linha das dietas com restrição do carboidrato. Baseada na medicina darwiniana, a qual propõe que a genética do ser humano mudou apenas 0,02% desde a Era Paleolítica, a Dieta Paleo sugere uma alimentação idêntica a dieta ancestral, pois, segundo essa teoria, a dieta é ideal para manter a saúde e o bem-estar dos indivíduos.  Sendo assim, a proposta da Dieta Paleo é comer somente aquilo que se pode caçar ou coletar, ou seja, proteína (carnes em geral, principalmente vermelha) e carboidrato (especialmente os tubérculos).

O que comer na Dieta Paleo?

A Dieta Paleo visa adequar a ingestão de alimentos a fim de suprir as necessidades nutricionais do corpo. Por isso, na Dieta Paleo, carnes de todos os tipos, frutas e vegetais de baixo índice glicêmico e gorduras de origem animal são os principais componentes do cardápio.

Quanto à ingestão de carboidrato, é preciso atenção: o consumo desses macronutrientes restringe-se a tubérculos e nozes. A regra é evitar alimentos com farinha branca e outros tipos de cereais, como a aveia e a cevada por exemplo.

Grãos, leguminosas, laticínio, bebidas alcoólicas, pães, massas, biscoitos, açúcar, sucos artificiais, refrigerantes e produtos industrializados em geral estão totalmente proibidos na dieta. Segundo pesquisadores favoráveis a dieta, estes alimentos são responsáveis pelas deficiências minerais no organismo.

As pirâmides diferença dieta paleo e tradicional

Segundo o médico José Carlos Souto, a concepção atual da pirâmide alimentar é equivocada, pois coloca como base carboidratos e farináceos. Outra afirmação do médico é em relação à exclusão dos grãos na pirâmide, alegando que não possuem nutrientes exclusivos, e os mesmos podem ser adquiridos pela ingestão de outros alimentos – os permitidos.

No entanto, vale citar que o consumo excessivo de proteína pode causar insuficiência renal, e que o nutriente normalmente utilizado como fonte de energia para o corpo é o carboidrato. Ainda que a proteína seja uma eficiente fonte de energia, biologicamente, ela é uma fonte secundária e pode ser usada ocasionalmente pelo corpo, seus excessos são eliminados ou armazenados sob a forma de glicogênio.  Ambos os nutrientes, proteína e carboidrato, são essenciais para a alimentação, e seu consumo deve ser moderado.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

Prós e Contras da Dieta Paleo

A vantagem da Dieta Paleo é o estímulo a ingestão de produtos orgânicos, ou, pelo menos, o mais natural possível, principalmente para frutas e vegetais. Além disso, a Dieta Paleo proíbe a ingestão de alimentos industrializados, e contribui para a melhoria da qualidade de vida quando incentiva também a prática de atividades físicas.

Comparada às atuais dietas, a Dieta Paleo pode ser considerada simples, pois não limita o consumo de calorias – a regra da Dieta Paleo é comer até ficar satisfeito – e é fácil de ser seguida, pois, apesar da exclusão de vasta opção alimentícia, ela até permite ingestão desses alimentos esporadicamente.

A dieta paleolítica alimentos das cavernas!

Entretanto, a exclusão de leites e derivados, grãos e carboidratos da dieta podem ser prejudiciais à saúde, porque, ainda que esses alimentos não possuam nutrientes exclusivos, estes alimentos são suas principais fontes.

Por exemplo, o cálcio é encontrado em vegetais de cor verde escura, porém, sua absorção é melhor quando provém de origem animal, como o leite e os derivados.

Outra desvantagem da Dieta Paleo é a liberação do consumo calórico, contrariando os estudos que valorizam o controle da ingestão de calorias por dia.

Dai a importância de procurar orientação profissional antes de iniciar a Dieta Paleo, para que a dieta seja realmente eficiente e não traga prejuízos à saúde.

 

E então espero ter esclarecido um pouco dessa dieta nova no Brasil (ou pouco comenta ou mesmo utilizada) mas que já está sendo testada a algum tempo por estrelas de Hollywood.

Se gostou então, comente, curta, compartilhe com seus amigos e familiares, tenho certeza que irão gostar.

Até mais, te espero no próximo post!

Expert Em Dieta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *