Dieta X Reeducação Alimentar Entenda a Diferença

Emagrecer é mais do que uma questão estética e saudável – pode ser seu novo estilo de vida! Pois tão difícil quanto emagrecer é manter-se no peso atual. Por isso, perder peso de maneira eficiente implica numa mudança de rotina que não se restringe somente aos seus hábitos alimentares, mas também iniciar, com uma dieta bem elaborada para que você consiga resistir o tempo necessário até atingir o seu ideal.

Dieta Saudável

  • Não comer rápido e evitar passar longos períodos sem comer são maneiras simples de começar esta mudança.
  • Procure se alimentar em intervalos de 3h00min em 3h00min; tenha horários e faça suas refeições em ambiente tranquilo.

Tente se pesar regularmente. Conheça o seu desafio para assim, saber o que precisa ser feito – ou o impacto do exagero – para se manter em forma. Pesar-se não deve se tornar uma obsessão, portanto, suba na balança no mínimo a cada 15 dias.

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

 

Reeducação alimentar X Dieta

Enquanto a dieta propõe restrições alimentares para perda rápida de peso, a reeducação alimentar busca conscientizá-lo sobre como comer. Os benefícios desta segunda forma de alimentação surgem em longo prazo, contudo, a garantia de manutenção do peso é maior. Além disso, a reeducação alimentar oferece mais conforto e qualidade quanto à nutrição, pois não retira nenhum grupo alimentar.

Pirâmide dieta saudavel!

Para iniciar o processo de reeducação alimentar, basta seguir a Pirâmide Alimentar. E não precisa ser nenhum especialista para entendê-la, olhem só: a base da pirâmide apresenta os alimentos que mais precisamos comer, e sim, são carboidratos.

  • A dica aqui é trocar alimentos com farinha branca pelos com farinha integral.

À medida que a pirâmide afunila, diminuem as necessidades de ingestão daquele grupo. Mas atenção: diminuir não significa retirar aquele grupo da sua dieta! Ou seja, doces são permitidos desde que com moderação! E a melhor hora para comê-lo é depois do almoço.

Vamos fazer umas trocas? Que tal trocar o refrigerante por suco? Mas não vale ser suco industrializado! Estes são quase piores que o refrigerante pela quantidade de sódio que possuem.

E se trocássemos o frito pelo assado/ grelhado e o doce por uma fruta? Não se trata somente da ingestão de calorias, e sim da ingestão de gordura – o corpo transforma açúcares em gordura para suprir eventuais necessidades energéticas.

 

Mexa-se! Assim a Dieta Funciona e o Corpo Agradece

Além de se preocupar com o quê e quanto você come, na sua dieta também é preciso se atentar com modo que você gasta estas calorias. Então, faça atividades físicas! Seja academia ou qualquer tipo de esporte. O ideal é fazer 30 minutos de exercícios físicos diários para sair do sedentarismo.

Se a questão é a falta de tempo, tente fazer o trajeto casa-trabalho/ escola a pé ou de bicicleta ou de skate ou de patins – sempre que possível. Trocar o elevador por escadas e se alongar antes da jornada de trabalho o tornam mais ativos sem comprometer sua agenda.

 

Como sobreviver ao desânimo de continuar a dieta?

Dieta saudável e balanceada.Bem se sabe que a dificuldade não mora em começar, senão em continuar. A empolgação com o novo estilo de vida é inversamente proporcional à vontade de desistir. Ou seja, quanto mais animado você estiver, menos vontade de abandonar a dieta, o projeto você terá.

Primeiramente, estabelece metas viáveis para você. Por exemplo, eliminar 600g por semana – o recomendado pela Organização de Saúde. Desse modo, quanto mais metas você alcança, maior o estímulo para continuar.

Em segundo lugar, mentalize o porquê desta mudança: é para aumentar a autoestima? Ou para melhorar a qualidade de vida? Ou os dois? Faça disso seu lema.

E por fim, não tenha pressa. Os resultados serão alcançados gradativamente e sem prejudicar a sua saúde. Vale lembrar que o organismo sempre responde muito bem a uma alimentação equilibrada. Por isso, mantenha seu foco, na dieta e  em cumprir com seu novo estilo de vida, porque os quilos a menos serão uma consequência inevitável.

Se você gostou do artigo, comente, participe, pois tem muito mais para você!!

Até o próximo!!

Expert Em Dieta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *