Legumes – Por que São Importantes nas Dietas!

Estranhou o título? Teste seu conhecimento sobre legumes e descubra como esses alimentos podem te ajudar a emagrecer e claro ter uma vida mais saudável!Prato saudável com legumes.

Você sabe o que é um legume? Sabe quais são as propriedades desses alimentos e como eles podem te ajudar a emagrecer e melhorar a qualidade de vida? Sabe como cozinha-los a fim de melhor aproveitar seus nutrientes? Indispensáveis para uma dieta saudável, os legumes participam ativamente de nossas refeições e muitas vezes, nem nos damos conta de que estamos comendo-os. Por isso um post especial com tudo o que você precisa saber sobre legumes!

O que são legumes?

Legume é também todo o vegetal que é consumido – geralmente – cozido, como a batata e a abobrinha. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, legume é “o fruto ou a semente de diferentes espécies de plantas, principalmente leguminosas, utilizadas como alimentos”.

Como compõem a pirâmide alimentar, a ingestão de legumes faz parte da dieta básica do ser humano, juntamente com as frutas e legumes – formando a camada FLV. A quantidade de alimentos dessa categoria que devem ser ingeridas diariamente é, de acordo com nutricionistas, cinco porções de cada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão de legumes deve ser, em média, de 250 gramas por dia.

Vale lembrar que, apesar de ricos vitaminas, minerais e fibras, os legumes também possuem muito carboidrato, “combustível” preferido do corpo para fornecer energia para todas as atividades. No entanto, quando em excesso, essa fonte de energia é armazenada em forma de gordura nas células do tecido adiposo. Por isso é preciso equilíbrio para não fazer uma refeição rica de carboidratos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

Quais são os legumes que emagrecem?

Será que todo legume emagrece? Para que haja a perda de peso é preciso compasso entre a quantidade de calorias ingeridas e gastas e o controle sobre a quantidade de carboidrato ingerido. Sendo assim, nem todo legume emagrece.

Alguns, porém, possuem calorias negativas. Alimentos com calorias negativas são aqueles que demandam mais calorias para serem digeridos do que possuem, criando, assim, um “déficit calórico”.

Confira 10 legumes com calorias negativas:

Os diversos legumes

  1. Abobrinha;
  2. Aspargo
  3. Berinjela;
  4. Brócolis;
  5. Cenoura;
  6. Couve-flor;
  7. Espinafre;
  8. Nabo;
  9. Pepino;
  10. Repolho;

Apesar de serem ótimos aliados no processo de emagrecimento, os legumes com calorias negativas não devem ser consumidos de maneira exclusiva, pois limitam a quantidade e a variedade de nutrientes absorvidos pelo organismo.

O ideal é manter um cardápio variado, comer com intervalos regulares – a cada 3 horas, por exemplo, comer devagar e praticar atividade física. E, acima de tudo, procurar orientação de um profissional devidamente capacitado antes de mudar seu estilo de vida.

E os benefícios dos legumes com calorias negativas?

Como se não bastasse o fato de serem alimentos com calorias negativas, os legumes acompanham nutrientes capazes de melhorar – ou até mesmo potencializar – ações corriqueiras do nosso organismo.

  • Pepino – Rico em fibras, este legume possui menos de 10 calorias por fatia. O pepino é possui sílica, para a saúde da pele, além de propriedade diurética. É ideal para saladas e também pode ser consumido em lanches no decorrer do dia;
  • Couve-Flor – Com baixo teor calórico e de gorduras, a couve-flor possui antioxidantes e vitaminas do complexo B, ajuda a regular o trânsito intestinal, apesar da grande quantidade de enxofre, a qual pode ocasionar flatulências;
  • Espinafre – Comumente usado na dieta vegetariana, o espinafre possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, ajuda na calcificação dos ossos, melhora a visão e o aspecto da pele, e estimula a função nervosa;
  • Brócolis – Este legume possui agentes anticancerígenos, compostos que retardam o envelhecimento, reduz o colesterol e ajuda a controlar a quantidade de insulina no sangue, sendo por tanto, um parceiro dos diabéticos;
  • Cenoura – Rica em vitamina A e antioxidantes, a cenoura proporciona vários benefícios para pele, como a proteção contra os danos solares, prevenção de acnes, rugas, pele seca e manchas, além de retardar o envelhecimento. Prevenção de doenças cardíacas e cerebrais, como AVC, também são benefícios deste legume.

3 dicas para cocção de legumes

É preciso cozer grande parte dos legumes para que seu consumo seja apreciado. No entanto, é no processo de cocção que a maioria dos nutrientes desses alimentos se perde. Conheça três dicas para melhor aproveitar os legumes durante o cozimento!Os legumes cozidos são importantes para as dietas.

  1. Prefira legumes in natura a congelados; caso os vegetais estejam congelados, espere que alcancem a temperatura ambiente naturalmente antes de cozinha-los;
  2. Para manter a coloração dos legumes, acrescente uma colher de chá de açúcar no processo de cocção;
  3. Cozinhe, preferencialmente, os legumes no vapor, pois, desta forma, os nutrientes são mais preservados; se for cozinhar com água, tente usar o mínimo possível e os alimentos com casca.

E então, depois dessa aula sobre como os legumes são realmente importantes não só para as dietas de emagrecimento, mas para ter e levar uma vida mais saudável! Eles devem fazer parte da nossa rotina diária de alimentação certa e saudável. Assim além de emagrecer, você consegue manter um corpo saudável com todos os nutrientes, sais minerais, fibras e muito mais, que são extremamente necessários para o bom funcionamento do organismo.

Espero que você tenha gostado e aprendido um pouco, e o melhor de tudo é se você não consome frutas, verduras e legumes, tá na hora de mudar esse conceito urgente, mas se você já tem o hábito de consumir esses alimentos então vamos apenas dar, uma organizada nessa sua dieta para que esteja tudo a seu favor. Aqui no blog vamos continuar cada vez mais postando conteúdos que irão fazer a diferença na sua vida.

 Pode ter certeza… mas, para isso precisamos saber se você gostou, então comente, curta e compartilhe com as pessoas que você gosta! Assim nós continuamos trazendo conteúdos que irão te ajudar, e você ajuda as pessoas que você gosta compartilhando o que você aprendeu aqui. Certo?!

Então, te espero nos próximos posts!

Expert Em Dieta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *