Medicina Natural Dicas de Tratamentos

A medicina natural ou naturopatia é uma medicina alternativa que valoriza a capacidade inerente do corpo de se curar aliada a tratamentos e remédios naturais. Diferentemente da medicina tradicional, que generaliza as patologias, na medicina natural o tratamento do paciente é único e específico para ele.

O poder da medicina natural.O tratamento por meio da medicina natural tem se tornado mais comum nos últimos anos. Segundo dados da revista Super Interessante, cerca de 70% da população canadense e francesa recorriam a tratamentos não convencionais em 2004.

Quanto à eficácia da medicina natural, tem-se muito receio e pouco estudo. A ciência tem pouco se ocupado de pesquisar sobre essa temática, facilitando as comparações dos seus resultados com placebo – substâncias sem propriedades medicinas ministradas como tal – e a ação de falsos remédios. De acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Médica Península, da Inglaterra, apenas seis exames médicos rigorosos foram realizados comparando a eficácia dos remédios naturais aos convencionais.

Sendo assim, será que a medicina natural realmente funciona?

As ervas usadas na medicina natural.A medicina natural surgiu no século XIX, baseada na ideia de “voltar à natureza” para aprimorar a saúde e o modo de vida do ser humano. Encontra-se em sintonia com a ciência, pois muito do que é pregado assimila-se com conceitos científicos. As ressalvas neste assunto ficam por conta de misturas entre o plausível e sugestões, como a autointoxicação causada pela prisão de ventre, por exemplo.

Em uma combinação de alimentos funcionais a práticas saudáveis, a medicina natural visa oferecer melhor qualidade de vida ao paciente, livre de substâncias sintéticas. Isso porque a medicina natural tem como filosofia a causa natural das doenças, ou seja, as patologias decorrem de hábitos incorretos, estresse, ansiedade, dentre outros fatores.

 

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

 

Tipos de Medicina Natural ou mesmo Medicina Alternativa

Quer saber mais sobre os estilos de medicina natural ou alternativa e suas formas de cura? Confira abaixo uma seleção com os mais comuns!

A acupuntura é um dos tipos da medicina natural.Acupuntura: Prática tradicional e antiga baseada na inserção de agulhas em determinados pontos do corpo, os meridianos, a fim de restabelecer a energia vital. Tem propriedades terapêuticas, as quais são aceitas pela medicina convencional, mesmo que ainda não conseguiam ser explicadas;

  • Aromaterapia: Arte antiga de cura, que utiliza óleos de plantas nos tratamentos, provocando a cura de modo natural e gentil. Aliando os óleos à água, tem-se o efeito reforçado. Outras aplicações para a aromaterapia é com compressas, quentes ou frias, em cremes ou loções para o corpo e com algumas gotas no travesseiro para auxiliar em uma boa noite de sono;
  • Fitoterapia: Vale-se do uso de plantas para curar o organismo de maneira não agressiva. Compõe a Medicina Chinesa e engloba inúmeros tipos de plantas para diversos tratamentos – alguns bem antigos e outros derivados de pesquisas recentes.
  • Homeopatia: criada em 1755, por Samuel Hahnemann, homeopatia significa “cura pelos semelhantes”. Isso quer dizer que o que provoca a doença é também o que a cura; sendo assim o tratamento utiliza doses mínimas de uma substância que, em quantidades normais, provocaria a doença, para trata-la. Essa prática é frequentemente associada ao placebo.
  • Naturopatia: Visa tratar as patologias com processos naturais, deixando o corpo reagir a partir de sua energia vital e mecanismo homeopáticos. É indicada para o tratamento de doenças crônicas, como asma e sinusite, sendo uma alternativa para quem não deseja ser dependente de medicamentos para controla-las.

 

Tratamento da medicina natural.

Eis ai, os principais tipos de medicina natural, apesar de estarmos em pleno século 21, as pessoas continuam buscando outros tipos de cura, da forma mais natural possível, com o que tem na natureza e todo seu poder, e cada vez mais surgem alternativas e novas descobertas em busca de uma vida mais saudável e plena. Isso foi no passado com nossos antepassados, e isso vai continuar pelo futuro das novas gerações. A busca por uma vida em termos quase perfeita, aquela que une, mente, corpo e espírito, tudo em perfeita harmonia.

Mas adiante fazemos alguns posts falando mais sobre cada um desses tipos de medicina alternativa, em mais detalhes, mostrando com você pode se beneficiar com cada um deles.

Agora que você descobriu um pouquinho sobre esses tratamentos alternativos, e o que é a medicina natural. Dê sua opinião ela é muito importante para nós, curta, comente, compartilhe com seus amigos e familiares, temos certeza que eles irão gostar!

Te espero nos próximos posts, até lá!!

Expert Em Dieta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *